Sermulher0 copia
SERMULHER
Lei

Agosto Lilás: SerMulher promove encontros com mulheres nos bairros 17 de Março e Santos Dumont

Banner site setembro sermulher

Dentro da programação do Agosto Lilás, a Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) realizou, na última quarta-feira (27), dois importantes encontros voltados ao fortalecimento da conscientização e do diálogo sobre o combate à violência contra a mulher. O primeiro encontro aconteceu no Bairro 17 de Março, na associação de moradores. Solicitada pela comunidade, a reunião foi marcada por momentos de escuta, acolhimento e reflexão coletiva.

A vice-presidente da associação, Renata Ouro, destacou a importância da mobilização. “Nós, do 17 de Março, não poderíamos deixar de debater um tema tão importante. A mulher precisa de proteção, de denunciar quando for vítima de violência e também de ajudar outras mulheres que estejam passando pela mesma situação. Aqui é um espaço de acolhimento, de escuta e de empatia entre nós.”

A moradora Maria de Fátima, doméstica, ressaltou o aprendizado proporcionado pelo encontro. “É muito bom participar de reuniões como esta, pois aprendemos mais sobre diversos assuntos. O tema abordado é de extrema importância para que reconheçamos os tipos de violência que podemos sofrer e também para conhecermos melhor os nossos direitos.”

Em seguida, a equipe da SerMulher e a secretária Elaine Oliveira seguiram para o Bairro Santos Dumont, onde participaram da ação do projeto “A força da mulher além da aparência”, realizada no Sesi da comunidade.

Na ocasião, moradoras apresentaram uma encenação teatral, retratando situações de violência vividas por muitas mulheres no dia a dia. A social media e moradora do bairro, Júlia Alves, destacou o impacto da atividade. “A conscientização é necessária, para que a gente fale, para que a gente ajude ao próximo e fale por ele, se for preciso.”

Durante os encontros, a secretária Elaine Oliveira reforçou que a luta contra a violência não deve se restringir ao mês de agosto. “Não é um assunto para falarmos somente em agosto, porque a violência acontece todos os dias. Cada uma de nós tem uma função e uma obrigação com a sociedade, para que possamos romper com os diversos tipos de violência que ainda existem.”

A programação também contou com a presença da prefeita Emília Corrêa, que fez questão de destacar a relevância das iniciativas. “A vida de cada mulher aqui presente importa demais. Nós sabemos o valor de cada uma de vocês e reconhecemos as lutas diárias que enfrentam.”